sábado, 1 de maio de 2010
Maio - Agenda do centro de convergência
10:48 |
Editar postagem
Quem esteve presente na nossa Feira da Mobilidade ou já deu uma vista de olhos nos folhetos que ficaram na biblioteca, deve saber no que consiste: uma aposta da organização nacional Gaia, um grupo de intervenção ambiental que decidiu criar esta cede como uma medida de combate à desertificação a que o Alentejo sofre cada vez mais, atravéz da organização de eventos e desenvolvimento de projectos alternativos e originais.
Isto significa que apoiar a Gaia é também apoiar a nossa casa...Se nos queixamos de que não há nada para fazer, então aqui está uma aposta para começar a mudar.
O que é, mais precisamente?
O Centro de Convergência é a proposta de uma estratégia inédita no sentido da dinamização e desenvolvimento de meios rurais, um projecto-piloto agregando diferentes disciplinas que se complementam e interagem entre as ciências sociais e de ambiente, a cultura e a arte.
Localiza-se na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira. Surgiu no contexto da campanha contra a desertificação do GAIA : Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, organização não-governamental de ambiente (www.gaia.org.pt) e do seu núcleo do Alentejo, abrangendo agora uma dinâmica de parcerias com organizações locais.
O Centro de Convergência propõe-se como uma infra-estrutura para indivíduos e organizações com projectos inovadores, dirigidos ao meio ambiente e social local, e como sistema organizativo de carácter aberto e dinâmico, transdisciplinar, não institucional, não partidário e sem hierarquia. É dinamizado por módulos de actividades de longo prazo, garantindo a sustentabilidade da estrutura, admitindo a meio-termo projectos curtos e pontuais.
Os objectivos do projecto centram-se na proposta de alternativas sustentáveis e criativas para o desenvolvimento rural, eficazes no combate à desertificação física e ao despovoamento, apoiando e valorizando a comunidade local, fomentando a deslocação de pessoas da urbe para o campo e facilitando a comunicação entre os dois meios.
O Centro de Convergência propõe novos estilos de vida e de trabalho, em constante criação e adaptação a novas pessoas e novas ideias, tendo por eixo um conjunto de princípios que identificam o projecto. A concepção do Centro de Convergência assenta em cinco pilares: Visão, Modelo de Organização, Infra-estruturas, Módulos de Actividades e Pessoas.
O plano de acção do Centro de Convergência compreende, presentemente, a implementação dos módulos de trabalho de Arte e Ofícios, Turismo Ético, Permacultura, Centro de Internet e biblioteca e Dinamização n’Aldeia das Amoreiras
(informação tirada directamente da página do centro de convergência)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário