sábado, 1 de maio de 2010

Maio - Agenda do centro de convergência



Tanta coisa a acontecer aqui mesmo ao nosso lado, e nós nem se quer nos apercebemos. Aqui fica a agenda do mês de Maio, do centro de convergência da Aldeia das Amoreiras.
Quem esteve presente na nossa Feira da Mobilidade ou já deu uma vista de olhos nos folhetos que ficaram na biblioteca, deve saber no que consiste: uma aposta da organização nacional Gaia, um grupo de intervenção ambiental que decidiu criar esta cede como uma medida de combate à desertificação a que o Alentejo sofre cada vez mais, atravéz da organização de eventos e desenvolvimento de projectos alternativos e originais.

Isto significa que apoiar a Gaia é também apoiar a nossa casa...Se nos queixamos de que não há nada para fazer, então aqui está uma aposta para começar a mudar.



O que é, mais precisamente?


O Centro de Convergência é a proposta de uma estratégia inédita no sentido da dinamização e desenvolvimento de meios rurais, um projecto-piloto agregando diferentes disciplinas que se complementam e interagem entre as ciências sociais e de ambiente, a cultura e a arte.

Localiza-se na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira. Surgiu no contexto da campanha contra a desertificação do GAIA : Grupo de Acção e Intervenção Ambiental, organização não-governamental de ambiente (www.gaia.org.pt) e do seu núcleo do Alentejo, abrangendo agora uma dinâmica de parcerias com organizações locais.


O Centro de Convergência propõe-se como uma infra-estrutura para indivíduos e organizações com projectos inovadores, dirigidos ao meio ambiente e social local, e como sistema organizativo de carácter aberto e dinâmico, transdisciplinar, não institucional, não partidário e sem hierarquia. É dinamizado por módulos de actividades de longo prazo, garantindo a sustentabilidade da estrutura, admitindo a meio-termo projectos curtos e pontuais.

Os objectivos do projecto centram-se na proposta de alternativas sustentáveis e criativas para o desenvolvimento rural, eficazes no combate à desertificação física e ao despovoamento, apoiando e valorizando a comunidade local, fomentando a deslocação de pessoas da urbe para o campo e facilitando a comunicação entre os dois meios.


O Centro de Convergência propõe novos estilos de vida e de trabalho, em constante criação e adaptação a novas pessoas e novas ideias, tendo por eixo um conjunto de princípios que identificam o projecto. A concepção do Centro de Convergência assenta em cinco pilares: Visão, Modelo de Organização, Infra-estruturas, Módulos de Actividades e Pessoas.

O plano de acção do Centro de Convergência compreende, presentemente, a implementação dos módulos de trabalho de Arte e Ofícios, Turismo Ético, Permacultura, Centro de Internet e biblioteca e Dinamização n’Aldeia das Amoreiras

(informação tirada directamente da página do centro de convergência)

0 comentários:

Postar um comentário